fbpx

A alopecia frontal fibrosante é uma forma de alopecia cicatricial progressiva e, frequentemente, irreversível. Nesse vídeo você entenderá em detalhes. Em seguida compartilho com vocês sintomas e tratamentos.

Você já ouviu falar a respeito?

É possível que você nunca tenha ouvido ou lido nada a respeito desta doença, mas é bem possível que você já tenha visto alguém com estas características:

Aumento da testa – ou seja, a linha de implantação do cabelo mais retraída.

Perda de sobrancelhas

Aspecto de pele fina com visualização mais proeminente de veias.

Estes sao achados característicos de uma doença que vem aumentando muito sua incidencia nos ultimos anos : A alopecia fibrosante frontal, ou Frontal Fibrosing Alopecia (FFA) termo em ingles.

A doença foi descrita pela primeira vez na década de 90 e desde então cada vez mais casos são observados.

Faz parte de um grupo de alopecia denominadas cicatriciais. Estas doenças são geradas por uma inflamação local nos fios de cabelo, que com o tempo, levam a formação de uma cicatriz. Isso significa que o cabelo que é perdido pela doença, não pode mais recuperado e é por isso que estamos sempre em alerta com essa doença !

Quais sao os sinais e sintomas ?

Geralmente o quadro é lento e progressivo ao longo de anos. Pode vir acompanhando de dor, aumento de sensibilidade local e coceira.

Em casos raros, o surgimento do quadro pode ocorrer de forma abrupta e em poucos meses o paciente apresentar as características da doença

Quais seriam essas características?

Como descrito acima, as características principais da doença são o aumento da testa, com retração da linha de implantacao dos cabelos , perda das sobrancelhas e dos pelos da regiao da face, principalmente na regiao frontal ( testa)

Também é possível que o paciente apresente pequenas pápulas (bolinhas cor da pele ) na regiao da face e em alguns casos manchas escuras.

Como saber se tenho a doença?

Somente um medico dermatologista com olhar treinado é capaz de dar o diagnóstico da doença.

Por meio da tricoscopia , exame feito com dermatoscopio, que aumenta em atée 70x a imagem dos fios, podemos identificar sinais característicos da doença avaliar o grau de inflamação dos fios. Em muitos casos, pode ser necessária uma biópsia do couro cabeludo, que consiste na retirada de um pequeno fragmento de pele para análise microscópico pelo médico patologista.

Existe tratamento ?

Todos os tratamentos para a alopecia fibrosante frontal visam interromper o processo inflamatorio que é gerado por ela e desta forma, impedir a progressão (ou piora) do quadro.

Dispomos de remédios por via oral, por via tópica (pomadas ou loções) e até mesmo injetáveis. Levamos sempre em conta a idade do paciente o grau de inflamação dos fios.

Eventualmente, se o paciente apresentar sintomas como dor, coceira ou sensibilidade aumentada, também devemos tratar estes sintomas. Lembrando que não são todos os pacientes que tem sintomas associadas, sendo muitas vezes uma doença silenciosa.

Todo cuidado é pouco quando se fala em alopecia cicatricial. Não retarde seu diagnóstico e procure sempre um especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para cuidar saúde dos seus cabelos e couro cabeludo .

Existem varios tratamentos disponiveis, desde loções e pomada, até tratamentos injetáveis.

Sempre levando em conta o estagio do paciente.