fbpx

Rosácea: O que é?

A rosácea é uma inflamatória e de reatividade da pele. Isso significa que o paciente com rosácea tem um aumento da sensibilidade da pele a vários agentes. Dentre os possíveis desencadeantes estão radiação ultravioleta, fumo, estresse, temperaturas mais frias e até exercício físico. O paciente com rosácea também costuma ter sensibilidade a produtos de tratamento dermatológico e por isso requerem uma prescrição específica.

Como saber se tenho rosácea?

 

A apresentação mais comum do paciente com rosácea é a vermelhidão da pele. Essa vermelhidão, que nós chamamos de eritema, geralmente se concentra na região central da face. Podemos identificar com o auxílio do dermatoscópio ou mesmo até a olho nu, a presença de pequenos vasos sanguíneos na pele do paciente.
Em alguns casos, também observamos a presença de pústulas. Lesões muito similares a Acne (espinha) e esta é uma condição inflamatória mais comum da rosácea.
Em casos mais severos, a rosácea pode evoluir para a forma fimatosa da doença, levando a um espessamento irregular da pele , associado a dilatação irregular dos poros. Geralmente observamos na região do nariz, queixo e orelhas.

A rotina dermatológica do paciente com rosácea deve ser bem criteriosa e regrada. O paciente deve sempre perguntar ao dermatologista antes de testar algum produto e a prescrição também varia de acordo com a época do ano.

Em consultório podemos usar algumas tecnologias a laser para melhorar o aspecto da pele , diminuir os vasos e manter a doença estável. Também podemos lançar mão de protocolos específicos para as fases mais ativas, onde a doença piora e acarreta muito desconforto nos pacientes.

Perguntas mais frequentes sobre a rosácea.

Todo paciente com rosácea não pode ingerir bebidas alcóolicas ?

O álcool é um dos fatores desencadeantes mais comuns, mas nao significa que todo paciente com rosácea vai piorar ao ingerir bebidas alcóolicas. Se o paciente está numa fase mais ativa da doença a bebida pode piorar o quadro e deve ser evitada, assim como outras medidas.

Fiz um peeling minha rosácea piorou. É comum isso acontecer?

É sim. A rosácea tende a piorar com fatores que geram atrito na pele, com ácidos e produtos que promovem a descamação das camadas mais superiores da pele. Isso não significa que o paciente com rosácea não pode nunca fazer peelings. Podemos selecionar ativos específicos para as peles reativas e damos preferência aos tratamentos a laser.

Existe remédio oral para rosácea ?

Existe sim. Depende diretamente do caso de cada paciente e da forma que a doença se apresenta 

A rosácea é hereditária ?

A causa  da rosácea ainda não é conhecida. Existe uma maior predisposição em paciente de pele clara e cerca de 30% dos casos tem história familiar para rosácea, o que nos leva a crer que exista um fator fHá uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética.

Para agendar a consulta e avaliação, deixe seu contato e minha equipe liga para você.

9 + 10 =

Clínica Beauty Laser

Leblon Medical Center
R. Carlos Góis, 375/603, Leblon.
Tel: (21) 2529.6192

Horário de Atendimento

Seg à Sáb das 08h às 20h.

Redes Sociais 

 

Desenvolvido por: