fbpx

Acne é o nome que se dá aos “cravos e espinhas” que aparecem na face e muitas vezes também nas costas (dorso). É uma das queixas mais comuns do consultório dermatológico e gera muito incômodo nos pacientes, desde sua fase mais ativa – quando a pele está muito inflamada- até nas fases subsequentes, onde restam as manchas e cicatrizes.
E é justamente por ser uma doença inflamatória da pele, que surgem as manchas – provocadas por aumento da melanina e as cicatrizes, que podem ser deprimidas: formando um aspecto de “buraquinhos” na pele, ou até mesmo elevadas, provocadas pelo excesso de tecido de cicatrização.
É importante se lembrar de que não se deve manipular as lesões (espremer ou coçar) para evitar o agravamento das manchas de acne!

Hoje em dia dispomos de um arsenal para o tratamento da acne na sua fase ativa, que é a melhor maneira de evitar a formação das manchas e cicatrizes. Rotina de cuidados com a pele, uso de produtos adequados e controle de fatores que podem agravar a doença. Sempre com o acompanhamento do médico dermatologista.
Já para as fases tardias, onde prevalecem as manchas e cicatrizes, podemos lançar mão de tratamentos combinados, como por exemplo:

  • Laser ND YAG : onde usamos ponteiras específicas que tem como alvo a melanina- responsável pela coloração escura das manchas e também para a hemoglobina que conferem uma pigmentação avermelhada às manchas e cicatrizes; além disso o tratamento a laser também ajuda no fechamento dos poros – que comumente estão abertos na pele do paciente com tendência à acne.
  • Peelings químicos: São máscaras aplicadas na pele do paciente, que promovem em alguns dias, uma descamação programada das camadas mais superficiais da pele, clareando e melhorando a textura da pele.
  • Laser de CO2 : É chamado de laser fracionado ablativo, atua mais profundamente na pele, promovendo intensa renovação celular e aumento da produção de colágeno. Ideal para o tratamento das cicatrizes deprimidas.
  • Microagulhamento: São microperfurações na pele por meio de agulhas banhadas à ouro e/ou titânio, que promovem aumento da colágeno e ainda formam um canal para aplicação de ativos diretamente na pele microagulhada (drug delivery).

Essas são apenas algumas opções de tratamento em consultório, que deve ser associado sempre ao tratamento domiciliar prescrito pelo Dermatologista.