fbpx

Câncer de Pele: O que é?

O câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definimos os diferentes tipos de câncer. A seguir, compartilho em detalhes as causas, prevenção e tratamentos.

%

Você sabia? Que o câncer de pele não melanoma (mais frequente no Brasil), é responsável por mais de 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.

Como saber se tenho câncer de pele?

 

O Brasil registra por ano, 180 mil novos casos de câncer de pele. Assim como em todos os casos de câncer, a detecção precoce é a chave para a resposta ao tratamento. O dermatologista é o profissional capaz de detectar o câncer de pele, mesmo em estágios muito precoces, com auxilio de uma ferramenta chamada DERMATOSCÓPIO, que permite um aumento de 10 a 70x da imagem, possibilitando a visualização de estruturas nao vistas a olho nu e assim fazendo o diagnóstico do tumor.

Quais são os tipos de câncer de pele? Todos tem a mesma gravidade?

Felizmente não. O tipo mais comum de câncer de pele é o não melanoma, que possui letalidade mais baixa. São dois tipos principais:

Carcinoma Basocelular

É o tipo mais comum de câncer de pele. Surgem mais comumente em áreas expostas ao sol como região da face, orelha, couro cabeludo (nos pacientes calvos, principalmente), ombros e costas, mas podem ocorrer em qualquer outra região do corpo. O grande perigo deste tipo de Câncer de pele é que ele se assemelha, clinicamente, a outras lesões benignas, e o paciente muitas vezes nao valoriza a lesão. Somente um Dermatologista com o auxílio do dermatoscópio, é capaz de fazer o diagnóstico e assim propor a retirada do tumor.

Carcinoma Espinocelular

É o segundo tipo de câncer de pele mais frequente, e assim como o carcinoma basocelular, as áreas mais comumente afetadas são as regiões expostas ao sol. Algumas vezes surgem em cicatrizes de queimaduras ou em feridas ulceradas crônicas. Clinicamente o carcinoma espinocelular se assemelha a uma ferida que nao cicatriza e somente um dermatologista é capaz de dar o diagnóstico preciso.

Melanoma

É o tipo menos frequente de câncer de pele mas também é o mais letal. Surge como uma “pinta” que modificou de cor ou começou a sangrar e pode aparecer em qualquer região do corpo. Se diagnosticado precocemente, o melanoma tem mais de 90% de chance de cura e por isso é tão importante a visita periódica ao dermatologista. A hereditariedade é determinante em casos de melanoma e paciente com historia familiar deste tipo de tumor de pele devem redobrar a atenção. Recomenda-se o mapeamento digital das lesões ,realizado por dermatologista treinado.

Quais são os fatores de risco do câncer de pele e como prevenir? 

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Conheça outros fatores de risco do câncer de pele.

Exposição Solar

Cuidado com a exposição solar! A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada á exposição excessiva ao sol. O uso do protetor solar é um grande aliado a sua saúde e prevenção do câncer de pele.

Histórico Familiar

Familiares de pacientes diagnosticados com a doença devem se submeter a exames preventivos regularmente. O risco aumenta quando há esse histórico em familiares de primeiro grau.

 

Câmara de Bronzeamento Artificial

O uso de câmaras de bronzeamento artificial é proibida no Brasil, devido riscos de desenvolvimento do câncer de pele. 

 

Perguntas mais frequentes sobre o câncer de pele.

Qualquer pessoa pode ter câncer de pele?

Sim, qualquer pessoa. Mas as pessoas de pele clara sao mais propensas a desenvolver o câncer de pele.

Percebi que surgiu diversas pintas no meu corpo, inclusive no meu pescoço tem 2 que está crescendo bastante. Preciso ir ao médico por causa delas?

Sim. Pintas que estão aumentando ou mudando de forma devem sempre ser analisadas e se necessário, retiradas.

Tenho menos de 30 anos, meus pais não tiveram câncer de pele, mas minha tia sim! Com esse histórico preciso ter uma preocupação maior em relação a prevenção do câncer?

Nem todos os tipos de câncer de pele estão associados a História familiar ou genética. Geralmente quando existe um componente genético, como no caso do melanoma, o risco é maior em parentes de primeiro grau.

Como é feito o exame para saber se tenho câncer de pele?

Usamos Um aparelho chamado dermatoscópio, que possui lentes de aumento permitindo a melhor imagem dos sinais. Alguns pacientes tem indicação de fazer um mapeamento corporal total por meio de dermatoscopia digital.

Para agendar a consulta e avaliação, deixe seu contato e minha equipe liga para você.

15 + 4 =

Clínica Beauty Laser

Leblon Medical Center
R. Carlos Góis, 375/603, Leblon.
Tel: (21) 2529.6192

Horário de Atendimento

Seg à Sáb das 08h às 20h.

Redes Sociais 

 

Desenvolvido por: